União Virtual Jesus

WWW.UNIVIRTUALJESUS.COM.BR
+55.04784312383
univirtualjesus@gmail.com

Disse Jesus:

07/03/2014 10:13

Disse Jesus:

     "... porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande". (Lc 9, 48)

  Os discípulos de Jesus discutiam quem era o maior entre eles. Não entendiam os princípios do Reino de Deus a que Jesus tanto se referia.

Agiam sob o domínio da razão. Não havia o processo da visão espiritual em suas mentes escravas, porque lhes faltava a ação do Espirito Santo. 

Daí o motivo pelo qual  questionavam todo tempo as palavras de Jesus.

Em nossa  caminhada para a eternidade , no que diz respeito ao princípio de vida, nos deparamos com dois caminhos opostos: 

 

 1-Soberba.

 É o caminho de trevas no qual o mundo vive, é o caminho de "subida" na vida; é a busca de ascensão, de posições mais elevadas, de maior honra, prestígio, fama; é a busca de cada vez mais ser servido e cada vez menos servir; é a busca de ter cada vez mais pessoas lhe obedecendo e cada vez menos pessoas lhe mandando.

Neste caso a soberba destruiu toda e qualquer possibilidade da condição de servo.

Este é o caminho que nos leva cada vez mais distante de Jesus.  "... e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. 

E, se alguém me servir, o Pai o honrará."( Jo 12, 26)

 

2-Humildade. 

É o caminho de "descida" na vida. É a busca de fazer-se cada vez menor, sendo servo de todos. 

Há um maravilhoso paradoxo no reino de Deus. O menor é o maior. É o menor que detém maior autoridade.

Há uma forma de se tornar grande segundo o mundo, e há uma forma de se tornar grande segundo Deus.  "... porque aquele que entre vós for o menor de todos, este é que é grande". ( Lc 9:48) 

No reino de Deus o caminho de crescimento é para baixo. É diminuindo que nos tornamos grande. É simples entendermos que, em termos de autoridade espiritual, o mais humilde detém a maior autoridade. 

Encontramos ainda muitos, que estão buscando o lugar de cima em vez do lugar de baixo, e é preciso serem alertados sobre estas coisas. 

Não descartando o estudo aprofundado das escrituras, que é de principal importância para todos os cristãos, principalmente para os que vão ter autoridade sobre vidas; contudo, creio que o mais importante de todos os preparativos para a unção de autoridade é a humildade, sem a qual nenhum homem está apto a apascentar vidas. Como alguém pode conduzir um povo a se humilhar se ele próprio estiver embriagado de soberba? E o que Deus quer do seu povo? Não é a humildade, que conduz à submissão e à dependência? As escrituras nos dizem:   "Se alguém aspira ao episcopado excelente obra almeja". ( 1 Tm 3:1)

 As escrituras não falam de "cargo", nem de "posição", nem de "fama", nem de "prestígio", e muito menos de "lucros". As escrituras dizem que “excelente  obra almeja". Obra é serviço, trabalho. Servir é algo feito por amor pelo menor. É o menor que serve ao maior. Quem almeja o episcopado deve se preparar para ser o menor e aquele que serve a todos. 

Jesus deu-nos o exemplo dizendo: “e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos". "Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. ( Mc 10: 44, 45)

Paulo escreveu aos Filipenses: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus"," pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus".( Fp 2: 5,6)

“...cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.

 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.” ( 1Pedro 5:5,6)

Jesus Cristo veio ao mundo como homem para fazer a vontade do Pai, para servir. 

Cristo  assumiu sua missão até o fim. A missão do Cristão deve  ter  suas raízes, seu motivo e sua realização na própria mente de Cristo.

Isto deve ser a principal formação de autoridades espirituais, para, de igual modo, prepararem o rebanho de Jesus a eles confiado.

Precisamos nos render a voz do Espirito Santo, e caminhar em direção ao altar do Senhor, e prostrados inclinar nossos corações e de nós mesmo nos esvaziarmos.

 

Alberto Luiz Riva